Testemunhos

Marisa Gomes
Treinadora Assistente Federação Portuguesa de Futebol

É um momento especial e uma oportunidade única de se criar condições competitivas de grande nível para os jovens da Madeira. Esta iniciativa promove o futebol de formação, o talento dos jogadores e a importância de haver cada vez mais jovens a jogar muito bem futebol.”

Rui Mâncio
Coordenador Clube Desportivo Nacional

O Street Footbal, é uma atividade desportiva e competitiva de enriquecimento social para além dos objetivos desportivos. Este espaço sócio-desportivo, não federado quase informal impõe-se pela sua natureza e prática, num clima empolgante de combate à inclusão. Como todos os eventos a tradição é construída com a simbiose do tempo e do valor educativo e formativo de uma prática que vai projetando uma forma de estar, num espaço de eleição, próximo da população e das pessoas do bairro, um meio de envolvência e acolhedor no percurso de uma instituição que os madeirenses já identificam e se orgulham. Mais do que um louvor à CRIAMAR, um voto temporal e de fidelidade à sua missão e valores e de permanência na sociedade madeirense pois o Street Football já faz parte das nossas vivências

Rui Miguel Tovar
Jornalista

É um fim-de-semana especial, de arromba. Dispersas por dois campos no bairro da Nazaré, 300 crianças de 24 equipas cativam toda a gente ao longo de 92 jogos. Há esgares de alegria, tristeza, desespero, satisfação total. Há de tudo, é o futebol em estado puro, jogado sem cuidados defensivos. A única táctica é a diversão conjugada com a liberdade de pensar, sentir e executar. No fundo no fundo, a inocência própria de jogadores sub10 e sub12 alimentada por um querer ilimitado. Durante dois dias, é indescritível o olhar mágico de cada um desses intervenientes, todos heróis no sonho de crescer e fazer crescer tudo à sua volta com uma simples bola de futebol.

Luís Olim
Padrinho da 1ª Edição do CRIAMAR Street Football®

Considero estes torneios de extrema importância para os seus participantes porque aliam à competição desportiva os mais salutares valores de convívio social.
São importantes veículo de formação e desenvolvimento.

Zeca
Padrinho Padrinho da 2ª Edição do CRIAMAR Street Football®

Foi um grande orgulho e uma alegria imensa que poder apadrinhar a 2ª edição do CRIAMAR Street Football. Uma realização da Associação CRIAMAR, através de uma equipa de trabalho liderada pelo Sandro Freitas. Um torneio muito bem organizado, com fair play entre todos os intervenientes, onde no final quem ficou a ganhar foram todas as crianças que participaram.

Marco Ferreira
Padrinho da 3ª Edição do CRIAMAR Street Football®

Foi com enorme prazer que fui Padrinho do Torneio CRIAMAR Street Football partilhando com os mais jovens momentos inesquecíveis num dia que ficará para sempre marcado nas nossas vidas. Ter o privilégio de transmitir aos mais jovens, através do desporto, os Valores e Princípios que são transversais a toda a Sociedade é ter uma participação ativa no crescimento dos nossos jovens. Que a 7° Edição seja, uma vez mais, um exemplo de Inclusão e Solidariedade. Felicidades

Duarte Gomes
Padrinho da 4ª Edição do CRIAMAR Street Football®

Enquanto madeirense, será um prazer e um enorme privilégio apadrinhar o Criamar Street Football, torneio de futebol de cariz marcadamente social. O desporto em geral e o futebol em particular são um dos mais poderosos instrumentos de inclusão de todos aqueles a quem o destino, ironicamente, não concedeu a mesma oportunidade que a muitos de nós. Lá estarei. Conto com a vossa presença. Vamos tornar este um dia memorável para aqueles jovens!

Dr João Carlos Abreu
Presidente da CRIAMAR

O CRIAMAR Street Football é mais do que um encontro de crianças que se juntam para jogar futebol. É um torneio em que, subjacentemente, reina um verdadeiro espírito de solidariedade; é um encontro de rua que pretende ensinar os seus participantes que cada um é responsável pelo seu percurso de vida e que este deve ser feito de muita honestidade e, sobretudo, devem ter em mente que a sociedade onde estão inseridos necessita do seu trabalho, do seu entusiasmo, do seu amor.
A CRIAMAR – Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens – vem, desde há anos, com os seus programas, transmitindo às crianças a necessidade de serem elas próprias construtoras de uma sociedade erguida nos valores que dignificam todos os seres humanos, com um verdadeiro espírito universal. O desporto, uma das nossas áreas, é fundamental para o desenvolvimento das crianças e o futebol faz parte do programa que lhes permite terem mais agilidade, física e intelectual; ajuda-os a enfrentar com mais decisão e coragem os problemas; cria-lhes a noção do quanto é importante competir para vencer.
Sem carácter federativo, este torneio rege-se por regras que ensinam as crianças a serem responsáveis e criativas, motivando-as para outras iniciativas que terão reflexos nos seus futuros.

Rui Marote
Presidente da Direção da AF Madeira

Associação de Futebol da Madeira associa-se ao CRIAMAR STREET FOOTBALL, torneio de futebol que permite aos jovens uma prática desportiva, onde se quer que seja um tempo de divertimento, numa modalidade que a todos entusiasma e que tem o maior número de adeptos. Louvamos a iniciativa que vai permitir, independentemente da competição, um convívio social e uma troca de experiências que certamente vai enriquecer o conhecimento de cada atleta. Felicidades e Bom Torneio

Dr. Almada Cardoso
Presidente da Delegação Regional da Fundação Portuguesa de Cardiologia

A actividade física, o exercício físico e o desporto promovem a saúde cardiovascular nas pessoas de todas as idades, desde que praticados em segurança. Os seus efeitos protectores em relação a um sem número de doenças (tantas que já são apelidadas de “doenças da civilização”) espalham-se pelo meio familiar, profissional e social, através de comportamentos saudáveis implementados desde a mais tenra idade. As actividades desportivas promovidas pela CRIAMAR junto dos nossos jovens contribuirão sem dúvida com um manancial de vantagens para a sua saúde no futuro.

Élsio Pestana
Diretor ACD São Vicente

A ACD São Vicente já participa pela segunda vez consecutiva no CRIAMAR Street Football. Para lém da amizade e cooperação das duas instituições é um prazer participar num evento de referência no desporto infantil da nossa região. Parabéns à Associação CRIAMAR e a todos os envolvidos que de ano para ano eleva a fasquia deste excelente evento. Que seja mais um evento em que o desportivismo e o fair-play imperem entre todos os agentes desportivos.

João Apolinário
Coordenador Desportivo da Escola Desportiva MAIS Salesianos Funchal

À semelhança de outras iniciativas da Associação CRIAMAR, o CRIAMAR Street Football é fundamentalmente uma via previligiada para a capacitação desportiva, mas acima de tudo Humana das crianças envolvidas. Olhar para o futebol apenas sob o paradigma da competição é muito redutor, neste campo, a CRIAMAR tem vindo a marcar a diferença possibilitando que através deste desporto algo bem mais valioso seja trabalhado. A valorização do “eu” e a consciencialização do respeito pelo “outro”, seja ele colega ou colega adversário são, neste Torneio, dois dos mais preciosos valores. Um dos fatores que mais contribui para o sucesso de tal iniciativa é o modelo que cada treinador, professor, responsável aplica… Atenção, não me refiro ao modelo de jogo mas sim ao modelo de relação e interação que cria com os seus jovens desportistas. Esperemos que a edição 2017 seja mais um rico momento de partilha de experiências e momentos de vida.

Marco Pereira
Coordenador de Formação do CF Andorinha

O CRIAMAR Street Football vem marcando ao longo das suas edições, um marco de relevo no panorama do futebol jovem regional. A essência do torneio foca um dos elementos mais desvalorizados na formação do jovem praticante: a importância das variáveis inerentes ao futebol de rua como elemento potenciador do desenvolvimento desportivo e social. Em simultâneo, consegue promover uma envolvência entre os encarregados de educação dos diversos clubes participantes. Venha daí esta edição!

Nelson Rosado
Treinador de Formação da Dragon Force Madeira

O CRIAMAR Street Football vive-se num ambiente de amizade, respeito e alegria, transmitindo aos participantes valores fundamentais, tornando-a já num torneio de referência, excelência e exemplo. Com muito futebol para regojizo dos jovens, a competição apresenta-se num formato e ideologia muito interessante de “futebol de rua” num regresso às origens. É com um sentimento de profunda satisfação que assistimos a mais uma edição. Um bem aja a todos. Bom torneio!

Anthoni Romero
Coordenador de Formação da ACD Jardim da Serra

É com grande honra que a ACD Jardim da Serra participa, pelo 3º ano consecutivo, no CRIAMAR Street Football. Uma grande iniciativa que abraça, simultaneamente, o cariz desportivo e competitivo do futebol com a vertente social e humana. Com razão, alguém disse um dia que “o futebol é uma linguagem universal uma vez que com uma simples bola de futebol, podemos comunicar em qualquer parte do mundo, com qualquer pessoa”. E este torneio realça essa verdade: promove a iteração num contexto de futebol de rua e puro entre crianças provenientes de realidades familiares, geográficas, clubísticas e competitivas distintas mas que, durante esses dias, estarão unidas pela paixão que as move, independentemente de tudo o mais: o futebol! Por tudo isto, será sem dúvida, um fim de semana rico em vivências e partilhas, tanto para a pequenada, como para técnicos e familiares que marcarão presença nesta grande festa do futebol! Um bem aja à organização da CRIAMAR!

Nuno Naré
Coordenador da Formação do Club Sport Marítimo

Participar neste torneio faz-me ter saudades dos tempos que passava horas a jogar à bola na rua, parar para os carros passarem, o dono da bola tinha jogar sempre etc. O futebol de rua hoje em dia perdeu-se, com muita pena minha porque estando ligado ao futebol jovem sei que muita falta faz os miúdos passarem horas a jogar na rua. Por isso louvo a iniciativa, mais uma vez, da CRIAMAR em organizar este torneio. Além dos aspectos competitivos, os sociais, a convivência entre vários jogadores, as novas amizades, o convívio entre pais, toda essa envolvência faz sem dúvida que este torneio seja já uma referência regional, parabéns!

Bruno Rosas
Coordenador da Formação do Clube Desportivo Nacional

O CRIAMAR Street Football é uma excelente iniciativa… Junta o desporto à vertente social e humana, bem como, proporciona um dia diferente a todos os participantes

José António Gonçalves
Coordenador dos Laranjinhas Sport Clube

É um prazer participar, pelo terceiro ano consecutivo, no Torneio CRIAMAR Street Football. Mais que um torneio de futebol bem organizado, competitivo e dinâmico, é de enaltecer o papel desta associação de solidariedade social em prol das crianças. O CRIAMAR Street Football é o maior evento futebolístico regional, deste género. Um verdadeiro exemplo de inclusão, e redução, das assimetrias entre todas as crianças, proporcionado momentos de alegria e de espetáculo ao mais novos através do desporto rei o Futebol! Parabéns à CRIAMAR, pela continuidade desta iniciativa.

Jimmy Quintal
Treinador do CSD Câmara de Lobos

O Street Football consiste numa forma diferente de vivenciar o futebol. Com este torneio, um dos objetivos da CRIAMAR é formar laços de amizade entre os jovens e promover a educação para o desenvolvimento pessoal e a transformação social, tendo em conta as diferentes realidades e capacidades destes, despoletando, assim, valores morais e éticos, como a igualdade de género e o respeito mútuo. Foi uma experiência nova e muito enriquecedora, na medida em que foi o culminar da adaptação de jovens que habitualmente jogam futebol noutras condições e que encararam esta nova experiência com muita maturidade, apesar do espírito de competição inerente à iniciativa, tendo sido alcançados os objectivos do torneio. Por tudo o acima exposto, gostei muito de ter participado e, com muito gosto, voltaria a fazê-lo, como já o fiz antes, tendo logrado obter o 1º lugar em 2 anos consecutivos.

Dennys Martins
Coordenador Projecto C@pacitar +

CRIAMAR Street Football é um torneio de futebol inclusivo pois promove o acesso ao desporto e coloca em prática competências pessoais e sociais, indispensáveis à capacitação e à integração social das crianças e jovens.

Declaração

Declaro que autorizo a utilização dos meus dados pessoais para efeitos de processamento e utilização no âmbito da organização do evento formativo, partilha dos dados da CRIAMAR com a AF Madeira, e com os intervenientes no processo de organização do evento, utilização do e-mail para fins de divulgação e autorizo a realização e utilização de fotografias/ vídeo no decorrer do evento.