PROJETO

O CRIAMAR Street Football é uma iniciativa que surge no âmbito da área do Desporto da Associação CRIAMAR. Criada no ano 2012, o seu enfoque principal são projetos sociais sem carácter federativo, permitindo dar-lhes competição, surgindo inclusivamente alguns casos de crianças menos bafejadas pela sorte.

O envolvimento dos clubes surge para que estas crianças consigam expor as suas capacidades e qualidades perante outras realidades.

Acreditamos que o desporto é um importantíssimo veículo de inclusão, sendo o futebol a modalidade com mais praticantes e onde a socialização representa uma forte componente para o desenvolvimento pessoal, isto é, tem um fundamental papel educativo no crescimento do ser humano.

Através deste fator, a criança pode aprender valores, como o respeito pelo próximo (fair play), superar frustrações, experienciar sucessos e, sobretudo, aprender a trabalhar em equipa, onde a inteligência e a solidariedade são competências fortemente desenvolvidas.

Neste sentido, o futebol de formação visa a transmissão desses valores, pois só assim estaremos a construir bases sólidas para que a criança esteja preparada para ultrapassar, no futuro, os obstáculos que lhe surjam.

Todos os participantes encaram este tipo de experiência como uma mais-valia no seu processo de formação, pois, perante a extinção do futebol de rua, tornou-se vital transportar a essência e riqueza desse tipo de futebol.

Sendo a CRIAMAR uma instituição vocacionada para a formação de crianças e jovens, com uma enorme preocupação na abordagem desta temática social, temos vindo a envolver uma componente formativa da ética e valores no desporto, paralelamente à componente competitiva, através do juramento da bandeira da ética (onde os Enc. de Educação, atletas e árbitros leem um texto sobre “move-te por valores”), cartazes e panfletos e a introdução do cartão branco.

O evento está organizado em duas vertentes: formativa/informativa, através de formações e colóquios, com a especial colaboração do Instituto Português do Desporto e Juventude e o Plano Nacional de Ética no Desporto; competitiva/lúdica, em que o torneio acontece no bairro da Nazaré, sendo este considerado um dos maiores bairros sociais, onde conseguimos envolver as pessoas que aí vivem para a montagem da logística.

O torneio desenrola-se em dois escalões e 24 equipas, participando crianças entre os 7 e 12 anos de idade, num total de 300/350 praticantes. O objetivo passa por ter equipas/projetos de todos os concelhos da região.

Procuramos ter associado como padrinho alguém que tenha um trajeto e marco no Futebol Português e que possa deixar uma mensagem de incentivo, pois para muitos poderá ser uma referência para o seu caminho no desporto.

Todos nós temos um contributo fundamental no trabalho que desenvolvemos, enquanto pessoas responsáveis pelo processo de formação destas crianças e jovens, e para mais num momento menos bom como o que atravessamos, pois temos de nos adaptar a uma nova realidade, com força e otimismo.

“Desporto como potente ferramenta de desenvolvimento humano e espaço privilegiado para a transmissão de Valores Éticos”

Declaração

Declaro que autorizo a utilização dos meus dados pessoais para efeitos de processamento e utilização no âmbito da organização do evento formativo, partilha dos dados da CRIAMAR com a AF Madeira, e com os intervenientes no processo de organização do evento, utilização do e-mail para fins de divulgação e autorizo a realização e utilização de fotografias/ vídeo no decorrer do evento.